domingo, 29 de julho de 2007

SÉRIES

O Lauro António colocou-me um desafio blogista, de correntes, que consiste em passar de blog em blog um pedido relativo a uma temática. Embora me tenha apelidado de séria eu não me importo e aceito o desafio SERIAMENTE sobretudo porque são SÉRIES (eu juro que paro com isto...) !! :O Um beijo para o Lauro (sério, um beijo sério!).
Então... tenho que dizer quais as minhas cinco séries favoritas. Isto é complicado... primeiro porque o termo 'série' define tudo o que seja concebido para ser transmitido pela televisão, com determinada periodicidade... e então nesta categoria eu suponho que as séries de animação também estejam incluindas... Por isso decidi faer algumas secções
Como a animação japonesa é aquela parte importante de mim, não podia deixar de referir
anime:
- Rurouni Kenshin (o clássico, obrigatório, uma saga histórica de samurais, de defensores do bem, de defensores do bem que já foram do mal, de elementos da história do Japão, aquilo que me fazia suportar o palhaço batatinha - de uma forma muito séria - todas as tardes do Verão de 2000)
- Cowboy bebop (jazz e cowboys do espaço com um estilo irresistível, como pedir mais?)
- Ranma1/2 (por ser completamente hilariante)
- Evangelion (pronto...e vocês perguntam-se: é possível seres mais cliché do que isso?)
- Kodomo no Omocha (muita gente confude esta série com marmalade boy...é assim, tem que haver variedade... eu sou uma shoujo girl, sim, qual é o problema? Adorava este trama dramático da miuda apaixonada pelo rebelde da turma e pronto, menos óbvio porque quase ninguém viu esta série em Portugal)
O que é que fica de fora? Lain, Tenchi Muyo, Boogiepop, Excel Saga, Trigun, Paranoi Agent, Beck, Death Note...




Animação - não anime:
- Simpsons (duh!)
- South Park
- Dilbert
- Family Guy
- Dr Catz (alguém viu? isto aparece satirizado em quase todos os anteriores sobretudo devido ao desenho que é muito 'tremido' mas eu duvido que toda a gente perceba a referência)




Séries não animação:
São aquelas que têm surgido mais nos últimos tempos... eu cheguei a ver muitas mas nem sempre acompanhei assim de uma forma muito muito permanente... tipo comecei a ver Lost mas depois perdi-me (isto NÃO É uma piada, por amor de deus), Prison Break, The O.C., CSI, Sex and the City e Desperate Housewifes (eu gosto de séries com gajas completamente fúteis e manipuladoras sem moral... acho giro), Roma, Little Britain, My name is Earl e não esquecendo X-Files, etc etc... o que eu acho bom é que com este surgimento de séries há uma geração de pessoas morangos-com-açucar que cederam totalmente ao vício das séries americanas... como é que essas pessoas depois de verem séries americanas ainda suportam pseudo-ficção nacional? Acho que ultrapassa a minha compreensão... mas pronto, os nossos canais generalistas ainda assim defendem a teoria de que 'temos que dar coisas más às pessoas porque elas são burras sem cultura e nós, televisões, precisamos de audiências'. Acho que aquilo de que não se apercebem é que se derem coisas boas às pessoas elas são capazes de começar a educação do seu próprio gosto...mas parece que isto não dá tanto jeito como isso. Talvez chegue a um dia em os canais generalistas se apercebam que ganham muito mais em passar as séries que compram a uma hora decente em vez de nos espetarem constantemente em horário nobre com a lixeira televisiva diária à qual chamam simpaticamente ficção nacional. Claro que há séries americanas horrorosas, quem vir a Fox ou Fox life de manhã à noite apanha com Ossos e Angel e não sei que mais... mas de uma maneira geral, viva às novas produções...
Vou deixar a minha lista, que vai conter muitos clássicos porque eu sou uma pessoa classicista, não sei... enfim...
- Six Feet Under (depois de muito ponderar acho que é a minha série de eleição)
- Twin Peaks
- The Twilight Zone (de 1959)
- Blackadder (Rowan Atkinson, Hugh Laurie, Tony Robinson - junto a um argumento fabuloso, motivos suficientes!)
- Dr. House (... quando se gosta de Hugh Laurie, gosta-se sempre....)
- Sopranos
- A Familia Bellamy



Enfim, há imensas coisas que ainda tenho para ver, de sugestões que surgem de todos os lados mas não sou uma máquina de ver séries como tanta gente que conheço e por isso só consigo ver algumas de cada vez... de qualquer forma agora chegou aquela parte em que tenho que passar isto para outras pessoas... hummm...

E acho que vou lançar o desafio ao
- kiyoshi (que acho que o mais certo é ignorar-me...)
- Ricardo (porque qualquer post dele vale a pena ler... por ser ele...)
- Daniel (que por acaso fala muito pouco de séries no seu blog e então achei que era interessante saber qual a opinião dele sobre este tema...)
- Matthieu (que é só para ele actualizar o blog assim que tiver net outra vez :D)

O tema é: quais as vossas cinco séries favoritas? (nota: o cinco é aquele número abstracto que ninguém sabe concretizar muito bem...!!)

Um beijo para todos (sim, eu só seleccionei jovens rapazes atraentes de propósito...)

2 comentários:

Lauro António disse...

Boas escolhas. Tenho de ver algumas japonesas que nao conheço. Boas dikas, por isso mesmo. Beijos.

Ricardo Gonçalves disse...

Era só para dizer que fiquei deveras surpreendido com a escolha do Kodomo no Omocha - pensava que eu e mais dois ou três gatos pingados eramos as únicas pessoas por aí que adoravam as aventuras da Sana-Chan! E isto quando só vi uns 6 episódios! ^^U