quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Cidade Cinza, livro de ficção de Sara F. Costa






 Das novidades literárias. 


Sai em fevereiro o meu romance “Cidade Cinza”. Será lançado no Correntes D'Escritas 2024 chancela da Editora Labirinto


Quem anuncia é o Hoje Macau

https://hojemacau.com.mo/2024/01/24/literatura-sara-f-costa-lanca-o-seu-primeiro-livro-de-ficcao-em-fevereiro/


Fiquem atentos! 😎


“A história interliga-se com as próprias vivências da autora, que residiu em Pequim, onde estudou mandarim. Segundo um comunicado, este é um “romance experimental”, onde os elementos da história não são colocados ao acaso e todos “são, de alguma forma, autobiográficos, embora dificilmente o leitor conseguisse decifrar tais elementos porque a história parece passar-se num sítio sem tempo nem espaço”.


Descreve-se ainda que o estilo narrativo é inspirado “na própria prosa contemporânea chinesa e em escritoras um tanto desconhecidas para a maior parte do público português como Can Xue ou Shen Dacheng”. Mas há espaço também para as influências de nomes como Jorge Luís Borges, Samuel Beckett ou Italo Calvino.


No primeiro capítulo de “Cidade Cinza”, descreve-se um condomínio como “uma espécie de criança impossível, atravessada entre os dentes”, onde “nenhum rosto humano [está] ao abrigo da dialéctica”. Foi para este condomínio que se mudaram os pais de Maddy, a personagem principal que tenta descobrir os meandros desta cidade de cor cinza.” Andreia Silva


Sara F. Costa é escritora, tradutora e professora universitária. O seu livro publicado pela Labirinto, “A Transfiguração da Fome” obteve o Prémio Literário Internacional Glória de Sant’Anna para melhor obra de poesia publicada em países de língua portuguesa em 2018. A autora tem textos traduzidos e publicados em mais de sete línguas em várias publicações literárias por todo o mundo. Como poetisa europeia emergente, participou no Festival Internacional de Poesia e Literatura de Istambul 2017. Em 2019 foi autora convidada da segunda edição do “Chair Poetry Evenings” em Calcutá, India. Em 2021 foi uma das figuras centrais do maior festival literário da península ibérica, o Cosmopoética. Trabalhou com o Coletivo Artístico de Pequim Spittoon e é atualmente membro da direção da APWT (Asian-Pacific Writers and Translators). Conhecida pela sua poesia, Cidade Cinza é a primeira incursão da autora no género narrativo. 


Sem comentários: